top of page
Cirurgia da pterígio 

O que é ? 

O pterígio nada mais é do que um avanço da conjuntiva sobre a córnea . 

 

pterygium.jpg

Qual é causa ? 

É multifatorial. Mas em geral é provocada pela exposição de longo prazo a luz solar .  A luz solar através de sua radiação faz com que as células conjuntivais sofram um processo de "defesa" e proliferação crescendo para cima da córnea . Isso em geral é um processo benigno , porém felizmente em uma parcela extremamente menor dos casos é decorrente de um processo maligno . Ao suspeitarmos de um pterígio de características suspeitas sempre solicitamos a biópsia . Mas não se assuste tumores conjuntivais malignos quando avaliados precocemente e devidamente tratados tem excelente prognóstico . 

sole.jpg

Quais são os sintomas? 

Irritação ocular e olho vermelho são sintomas bastante frequentes , já que o pterígio sofre facilmente processos inflamatórios vide o fato que não é um tecido normal do olho . 

Olhos secos ou o oposto que é o lacrimejamento também são sintomas que apesar de opostos podem existir nos portadores do pterígio . 

A diminuição da visão é possível , porém apenas em estágios avançados quando o pterígio cresce e ocupa a região central da visão  .  

pteerígio_grau_2.jpg

Quando indicar a cirurgia? 

A cirurgia do pterígio muitas vezes é realizada por motivos estéticos . Porém temos que ter em mente que a idade do paciente é um dos fatores que podem condicionar um bom prognóstico cirúrgico . 

O ideal seria operar pessoas com idade maior do que 50 anos e ou baixo histórico de cicatrizes hipertróficas também conhecidas como quelóides . E o porquê disso é o fato de que quanto mais jovem mais abundante é o processo cicatricial e consequentemente pode sofrer a formação de um pterígio maior do que o anterior operado . 

Então temos uma conduta conservadora e tentamos com o uso de colírios lubrificantes , outrora anti inflamatórios , ÓCULOS DE SOL , e evitar exposição ao sol , para assim retardar ao máximo a indicação .

Como é a cirurgia do pterígio ? 

É necessário ressaltar que é necessário uma avaliação clínica , afim de erradicar qualquer complicação no período intra-operatório . A anestesia é local com bloqueio e em alguns casos pode ser feito uma sedação leve para diminuir a ansiedade . O tempo de duração gira em torno de 10-15 minutos .

Existem várias técnicas disponíveis , porém a que apresenta menor recorrência é o transplante autólogo de conjuntiva com o uso de cola biológica . Tal cirurgia não leva pontos , cicatriza e tem uma recuperação rápida e pouco e até não dolorosa em muitos casos .  

Como é a recuperação pós operatória 

É comum apresentar desconforto e sensação de algo raspando no olho . Isso pode ser minimizado ao fazer o transplante de conjuntiva sadia de uma parte do olho não doente com o emprego de cola biológica , permitindo assim que a superfície ocular se apresente "mais lisa" , o que gera menos desconforto . Ao realizar o transplante conjuntival com uso de pontos e comum que seja mais desconfortável e sinta o olho raspar , coçar mais . 

Quando eu faço com pontos , costumo retira-los em 10 a 15 dias , quando assim houver a adesão e resolução da superfície ocular e melhora do aspecto de inflamação natural do pós operatório .   

bottom of page