Cirurgia Refrativa - Grau | DR PEDRO AUGUSTO COS
top of page
Cirurgia Refrativa

O que é ? 

A cirurgia refrativa consiste na cirurgia que ao atuar remodulando a forma da córnea através do emprego de um laser , promove a correção dos graus sejam miopia , hipermetropia bem como o astigmatismo .

A partir do emprego e uso dos lasers em oftalmologia , houve um salto exponencial em qualidade e previsibilidade dos resultados pós operatórios . No passado a cirurgia era feita com lâmina e ao longo do tempo se mostrou imprevisível e muitas vezes ineficaz , mas isso é coisa do passado . 

​

Como funciona ? 

Basicamente o laser vai fazer uma escultura ao realizar a ablação , consumo com alta temperatura focal e limitado do tecido da córnea . Com tal esculpimento da porção anterior da córnea possibilita-se um remodelamento refrativo da mesma , permitindo a nova córnea se adequar aos graus que se deseja corrigir . 

 

​

Quem pode operar ? 

a despeito do desenvolvimento e progresso que houve nessa área , esta cirurgia infelizmente não é para todos . Uma primeira avaliação deve ser realizada avaliando o grau antes da dilatação e após a dilatação pupilar , para refinar e tornar mais preciso o grau a ser corrigido com o laser . Paralelo à isso ,  o estudo topográfico e tomográfico da córnea é fundamental permitindo entender na melhor forma possível o quão curva e fina a córnea pode ser ,e as irregularidades pertinentes da mesma . Se tudo de acordo ,  a cirurgia pode ser indicada .

​

A partir de qual idade ? 

A partir de 21 anos , quando entendemos que se estabeleceu o grau definitivo de cada paciente .

 

E a estabilidade do grau? 

Obviamente temos uma máxima de não operar graus muito instáveis ou com muita variação , a diferença maior ou igual a 0,75 de um exame oftalmológico de pelo menos um anos consiste em instabilidade de grau , devendo estabilizar para assim operar com a maior segurança possível . 

​

Se tudo dentro dos conformes , qual grau pode ser operado? 

Miopia até 10 , 11 graus raramente . 

Astigmatismo de 4 a 5 graus no máximo . 

Hipermetropia até 4 graus . 

​

Qual é o tempo de recuperação ? em quanto tempo fica bom ? 

Depende do tipo de cirurgia realizada , temos dois tipos de abordagens : O lasik e o Prk .  

O lasik é uma técnica que envolve a abertura da córnea através de um flap realizado pelo laser de femtosecond , tal lamela ou flap tem aproximadamente 0,1 milímetros , o que equivale a 100 micrômetros. Levanta-se tal flap e faz a correção a laser. 

Já no Prk fazemos a desepitelização da córnea "raspagem" de 50 micrômetros da porção anterior , chamada de epitélio . Aplica se o laser no local e pronto . 

​

O lasik por formar tal flap serve de alguma forma como uma " lente de contato " protegendo o local que foi tratado pelo laser , já o prk este local fica exposto . Geram se aqui as principais diferenças dos procedimentos . 

O lasik tende a ser pouco doloroso e com recuperação visual muito rápida . Dentro de 1 semana atinge-se o melhor resultado com tal procedimento . O oposto é o que acontece com o prk que é mais doloroso e tem mais oscilação da visão durante os 90 dias subsequentes . 

 

Então o Lasik é muito melhor que o Prk ? 

Depende do olho a ser tratado e das condições topográficas e tomográficas do mesmo . Fique tranquilo a opção de fazer qualquer um dos procedimentos será discutida em consulta. Mas uma coisa seja dita ambas cirurgias são muito seguras e tem resultados finais semelhantes não havendo consenso de qual cirurgia é a melhor . 

​

​

escultura.jpg
Ophthalmic-Lasers.jpg
laser.jpg
bottom of page