top of page
Avaliação pré operatória da cirurgia de catarata
Cada indivíduo tem em seu organismo uma resposta diferente a anestesia durante a cirurgia de catarata que dura em média 10- 15 minutos . Por tal motivo para haver segurança no procedimento durante a consulta uma avaliação clínica preliminar é sempre feita . Com a finalidade de triar qualquer disfunção do organismo que venha prejudicar a anestesia . Alguns exames comumente solicitados são o eletrocardiograma , dosagem de sódio , potássio , uréia , creatinina e hemograma completo . Ressalto aqui que se paciente tem alguma doença pré existente , é comum eu solicitar a valiação complementar do médico que acompanha o paciente .
Como é a anestesia ? eu vou dormir ?
A anestesia na maioria dos casos é sob sedação leve e local . Uso o exemplo da anestesia da endoscopia em que o paciente vai dormir ou ficar semi acordado . Em alguns casos podemos fazer uso de anestesia peri ocular realizada através do bloqueio anestésico . A cirurgia é rápida e portanto não é necessário fazer uma sedação profunda ou anestesia geral .
Como é a cirurgia de catarata ?
Ao lado o exemplo de sala cirúrgica onde o aparelho de facoemulsificação , técnica mais moderna usada , junto ao microscópio garantem uma cirurgia otimizada.
A cirurgia é realizada em sala adequada ,com cuidados necessários e eliminadas os riscos de contaminação .
​
A cirurgia consiste na emulsificação da catarata , e dissolução da mesma em uma forma que o aparelho consiga retirar do olho . Em síntese é feito um amolecimento e fratura em pequenos pedaços para subsequente aspiração da mesma . Deixando o saco capsular , local onde se implanta a lente preparado para recebê-la .
Como é a recuperação da cirurgia ?
A Recuperação em geral é rápida , possibilitando o retorno as atividades quotidianas com relativa rapidez . Costumo conversar e explicitar após a cirurgia as orientações . Em linhas gerais não são aconselhados esforços , pegar pesos ou fazer atividades domésticas nos primeiros 10 dias . Recomendo também ficar em casa e se expor o mínimo possível ao ambiente externo pelo risco de infecção ocular , o que por sorte é raríssimo , porém não devemos pagar para ver . Outra coisa é tomar banho de olhos
fechados e evitar ao máximo o contato com água . Fazendo estas orientações básicas além de é claro usar os colírios adequadamente a tendência é atingir a melhor qualidade pós operatória possível .
bottom of page